top of page

Serviços

WhatsApp Image 2023-02-10 at 07.07_edite

Atendimento Psicanalítico

Iniciar um processo psicanalítico significa abrir um campo de trabalho para a análise de angústias, conflitos, compulsões, dificuldades, sintomas, dúvidas e outras questões. Em geral, a busca por uma análise acontece quando esses problemas se repetem, sem que seus motivos estejam claros para quem os experimenta. Situações e afetos que insistem em se apresentar de maneiras semelhantes indicam que algo precisa ser elaborado. O processo psicanalítico é um trabalho de decomposição de camadas que se sobrepõem e se condensam de modo sintomático na cadeia psíquica, levando sujeitos a agirem e reproduzirem às cegas gestos e enredos de suas histórias e de sua estrutura. Como na química, decompor significa separar elementos. Perceber o que mobiliza o desejo, o que o fisga na linguagem dos corpos e das palavras. Não é sem angústia que se confronta o desejo. Defesas o soterram por diferentes razões. Acompanhado(a) pelo(a) psicanalista, o(a) paciente lapida seus desejos e vibrações, sem sucumbir ante suas várias provações. Nas idas e vindas que contornam a falta que nos constitui, o(a) analista se coloca como testemunha desse percurso de busca, sendo depositário(a) privilegiado(a) das fantasias que dão forma às lacunas que movimentam a vida.

kandinsky-elevacao-d.jpg

Supervisão
Clínica

Possuo uma longa experiência conduzindo supervisões clínicas para psicanalistas recém-formados e mais experientes. Durante nove anos fui supervisora-clínica de psicodiagnóstico e atendimentos psicanalíticos em faculdades de Psicologia de São Paulo. No consultório, supervisiono tanto grupos de analistas como individualmente há mais de dez anos. Em instituições de saúde pública, também exerço essa função – atualmente no Projeto Causdequê? na CASA do Adolescente (SUS). Supervisionar um caso significa mergulhar na clínica dos(as) diferentes profissionais da psicanálise, olhando junto com estes a singularidade de cada paciente, das sessões e das questões transferenciais que se apresentam e que eventualmente atravancam o seguimento dos tratamentos. É um trabalho muito específico e fino, quase artesanal. Nele é importante conceder suporte para cada analista em sua atividade clínica e, ao mesmo tempo, preservar a liberdade para que o(a) analista encontre um estilo próprio de conduzir seu trabalho clínico.

Wassily-Kandinsky-Softened-Construction.jpg

Outras
Atividades

Entre em contato para debates, grupos de orientação clínica, grupos de estudos, entrevistas, escrita sobre temas específicos, apresentações e outras formas de transmissão da psicanálise.

bottom of page