top of page

Sobre

Um pouco sobre minha história

Sou psicanalista e tenho um longo percurso clínico e acadêmico que reúne quatro eixos de interesses: PSICANÁLISE, especialmente estudos em torno de Freud e Lacan, FILOSOFIA, sobretudo a obra de Walter Benjamin, FILOSOFIA DA ARTE (ESTÉTICA), mais detidamente voltada para a reflexão acerca das Artes Visuais, e FEMINISMO em seus diferentes tensionamentos e convergências em relação à Psicanálise. 

 

Em meu Doutorado, realizado no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IP da USP, concentrei-me nos conceitos psicanalíticos de Sublimação e Unheimliche (Infamiliar), estabelecendo relações entre Freud e Walter Benjamin, atravessadas por obras da cultura do Império Austro-húngaro (epicentro dos primórdios da psicanálise). Dessa pesquisa nasceu o livro Sublimação e Unheimliche (Coleção Clínica Psicanalítica/Pearson, 2017). Em meu pós-doutorado (bolsa FAPESP), pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, dediquei-me ao estudo de O homem Moisés e a religião monoteísta, examinando parte da biblioteca de Freud em Londres e integrando como Honorary Research Fellow o grupo de pesquisa orientado pelo professor Stephen Frosh, na Birkbeck, University of London. Como resultado desse estudo saiu O sensível e a abstração: três ensaios sobre o Moisés de Freud (Coleção Peixe-elétrico ensaios/2020) e a co-organização de Freud e o patriarcado (Hedra, 2020). Em meu último livro, Breve história da carne (Iluminuras, 2023), busquei alcançar os limites da linguagem pela própria palavra.

 

Atualmente trabalho como psicanalista em consultório particular, ministro diversos cursos de pós-graduação e extensão acadêmica, escrevo artigos acadêmicos e de difusão, sou colunista da Revista CULT, membra do GEPEF (Grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas) e do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF. 


Mais detalhes em meu Memorial na Plataforma Lattes

​

bottom of page